sábado, 24 de março de 2012

Comida com Remédio: os novos alimentos funcionais irão trazer remédios


Imagine a seguinte situação: você vai ao médico e ele lhe receita uma fatia de bolo e um suco de laranja. Isto pode se tornar uma realidade muito em breve: vem ai os alimentos funcionais com remédios. 
A idéia é antiga: no famoso filme da Mary Poppins já se dizia "just a spoon full of sugar helps the medicine go down".  A novidade agora está no uso da nanotecnologia para isto. As drogas são geralmente encapsuladas, em nanocontainers (como vesículas, nanoemulsões ou nanopartículas) ou mesmo em hidrogéis. Este material é então adicionado no preparo de alimentos - sem qualquer alteração no sabor. O fármaco é liberado durante a digestão, de maneira controlada. 
Um exemplo é o trabalho de químicos da Purdue University, em US; eles usaram a iota-carragenana, um polissacarídeo extraído de algas. Após dissolver em água eles deixaram esfriar e então esticaram miligotas do líquido viscoso. Após seco, o material era entumecido em uma solução orgânica com a droga hidrofóbica (no exemplo, usaram curcumina), que ficava aprisionada nas fibras do polímero. Depois, quando em água, a curcumina era lentamente liberada. 

quinta-feira, 8 de março de 2012

A poluição do Meio ambiente


Hoje em dia o assunto poluição se tornou mais freqüente no cotidiano do ser humano, as ruas, o ar, as águas estão sendo poluídas exageradamente pelos próprios personagens que deles dependem “o ser humano”.
Antigamente havia sim a poluição presente em nosso dia a dia, porém era em uma escala menor, quase imperceptível, com o passar dos anos, a evolução das indústrias, aumento da população, entre outros motivos essa poluição se elevou, começando a se tornar um perigo para nós mesmos, gerando o aquecimento Global.
As reações climáticas que vemos hoje é conseqüência de imprudência nossa que causa o descontrole do clima tanto no aquecimento quanto no frio extremo, sem contar às enchentes que o lixo ajuda a aumentar.
Os problemas provenientes da poluição atmosférica começaram a ser considerados como uma questão de saúde pública a partir da Revolução Industrial, quando teve início o sistema de urbanização e evolução das indústrias.
Os veículos e as indústrias são os principais responsáveis pela poluição do ar, assim como a falta de saneamento e tratamento das águas servidas e dos resíduos industriais, formando um meio ambiente com lixo, são responsáveis pela poluição das águas, aliado a isso o desmatamento causa erosão e empobrecimento do solo e diminui a oxigenação da atmosfera agravando muito mais o quadro de poluição e degradação ambiental e causando sérios prejuízos a saúde humana, a flora e a fauna.
Os fatores que envolvem a poluição são muitos, porém podem ser evitados através da conscientização do ser humano em atitudes simples, mas que fazem a diferença.