sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Baterias de lítio

               
Um tipo de baterias utilizado muito nos equipamentos electrónicos portáteis é a bateria de lítio.
As baterias de lítio são recarregáveis e têm várias vantagens em relação a outro tipo de baterias. O primeiro ponto é que armazenam o dobro da energia de outras baterias, como as de níquel ou de níquel-cádmio. Uma das razões que fazem com que os utilizadores prefiram este tipo de baterias é o facto de não ter efeito memória, ou seja não é preciso deixar que a bateria se descarregue por completo antes de voltar a carregá-la. Desta forma não existe o risco de perder por completo a bateria e a capacidade de ter o aparelho a funcionar.
Estas baterias apareceram pela primeira vez em 1912, mas não foram comercializadas antes devido aos seus riscos em termos de segurança. O lítio é um metal instável, o que causava alguns problemas em especial quando a bateria era carregada. Como tal a investigação continuou com iões de lítio, o que reduz a capacidade da bateria mas muito mais segura para quem as utiliza.

Baterias de lítio - vantagens e desvantagens

Atualmente as baterias de lítio são muito procuradas. Apesar de ser este o nome pelo qual são conhecidas o correcto é bateria de ião lítio, já que as baterias de lítio não são recarregáveis devido aos problemas de segurança que podem ocorrer durante o seu carregamento.
A razão pela qual muitas vezes são preferidos outros tipos de bateria tem a ver com o seu custo elevado. Isto prende-se com o facto de os custos com a sua manufactura também serem mais elevados do que com outras baterias.
Mas as baterias de lítio apresentam várias vantagens em relação a outras baterias.
A primeira é que têm a capacidade de armazenar uma grande quantidade de energia, o que as torna adequadas para aparelhos electrónicos que têm um consumo mais elevado. Por outro lado não é necessário carregá-las durante um período de tempo elevado da primeira vez que são utilizadas, o que não acontece com outras baterias.
Uma das outras vantagens é que não possui efeito memória. Assim não é necessário deixar que a bateria se descarregue por completo antes de voltar a carregá-la, o que poderá em alguns casos ser um transtorno para quem utiliza o equipamento electrónico com frequência.
Também apresenta algumas desvantagens. Uma delas já foi mencionada e é o preço mais elevado deste tipo de baterias.
A outra é que estas baterias sofrem um processo de envelhecimento, ou seja, perdem a sua capacidade de armazenamento de energia, isto mesmo que não estejam a ser utilizadas. Assim, um cuidado a ter quando compra uma bateria destas é assegurar-se que a bateria não foi fabricada há muito tempo e caso tenha uma bateria de lítio e não a utilize que a guarda num local fresco a cerca de metade da sua capacidade. A temperatura tem um efeito importante no processo de envelhecimento da bateria e por isso deve escolher um local com uma temperatura baixa.

Cuidados a ter com a sua bateria de lítio
Para que a sua bateria de lítio tenha uma maior duração há pequenas coisas a que deve ter atenção, mas que são importantes para que tire o maior proveito da sua bateria de lítio.
Uma das coisas que se deve assegurar a data da fabricação da bateria quando a compra. Uma bateria de lítio tem uma vida de cerca de 2 a 3 anos. Isto não se deve ao efeito memória presente em outro tipo de baterias, mas sim devido ao facto de ao longo do tempo a resistência interna da bateria aumenta devido à oxidação o que acaba por não permitir que a bateria liberte a energia em si contida. Por este motivo deve verificar a data de fabrico deste tipo de baterias. Uma bateria que tenha sido fabricada há dois anos terá um tempo de vida útil relativamente curto. Razão pela qual não deve comprar uma bateria de lítio para utilizar mais tarde como reserva.
Um outro aspecto é que o calor também poderá afectar a bateria. Por isso deve evitar manter a bateria em locais quentes. Por exemplo, evite colocar a sua bateria em locais como o interior de um carro aquecido pelo sol. Não deixe o seu telemóvel ou computador com este tipo de baterias num local quente. Se pretender guardar a sua bateria durante um período de tempo mais longo sem a utilizar, deve colocá-la num ambiente fresco, se possível no frigorífico, mas não no congelador. Também, e tendo em conta o efeito da temperatura nestas baterias, deve retirá-las do seu computador caso esteja a utilizar a rede eléctrica normal, para evitar que sobreaqueça.
Este tipo de bateria não tem efeito memória. Na verdade o melhor em termos de recarga desta bateria é não permitir que a bateria descarregue por completo. Se pretender manter uma bateria de reserva por algum tempo deve guardá-la com cerca de metade da sua capacidade e num local fresco, já que deste modo irá aumentar o tempo em que poderá utilizar a sua bateria.

Disponível em :http://www.sobre.com.pt/baterias-de-litio-equipamentos-portateis

Nenhum comentário:

Postar um comentário