sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Método para purificar água usando sementes de planta







Um novo método para purificação de água foi desenvolvido por pesquisadores nos Estados Unidos e, em vez de alta tecnologia, ele usa areia e sementes da Moringa oleifera, a "árvore do milagre", vulgarmente conhecida como acácia-branca. 

A publicação do estudo foi feita no Langmuir, diário ligado à Sociedade Americana de Química (ACS na sigla em inglês), dos Estados Unidos. O processo de tratamento da água usando essas sementes é sustentável e de baixo custo, ideal para locais que ainda não têm acesso à água potável.

Segundo o site ScienceDaily, a pesquisa feita pela equipe da pesquisadora Stephanie B. Velegol aponta que a semente da Moringa oleifera contém uma proteína capaz de limpar a água. Entretanto, mesmo esse método seria caro, e é aí que entra o trabalho dos cientistas, pois eles criaram um jeito mais barato de realizar essa purificação.

Para isso, eles adicionaram à água um extrato da semente que contém uma proteína positivamente carregada. Esse extrato se liga aos micróbios, matando-os, com a ajuda da areia negativamente carregada. O método, chamado de "f-sand", se mostrou eficaz para exterminar a E. coli, bactéria cuja epidemiologia é associada ao consumo de água ou alimentos contaminados por fezes humanas.

Para Velegol, "os resultados abrem a possibilidade de que o f-sand possibilite um processo simples e localmente sustentável para produzir água potável". Se levarmos em conta o fato de a infecção por E. coli ser bastante comum em locais sem acesso a saneamento básico, a pesquisa vem bastante a calhar, pois é uma forma de combater as doenças decorrentes dessa situação.

Fonte: TecMundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário