segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

O uso de vídeo sobre experimentação como ferramenta educacional na formação inicial de Licenciados em Química


Introdução e Metodologia

Nas duas últimas décadas do século XX, ocorreu uma grande inclusão de novos recursos tecnológicos na sociedade, com uma digitalização de quase tudo que a rodeia1.
Os recursos visuais são de fundamental importância para o entendimento dos textos porque ajudam a inferir, e esse processo possibilita a construção de novos conhecimentos2.
No âmbito educacional, a utilização desses novos recursos é um importante aliado no processo de ensino e aprendizagem de conceitos, devido à dinamização da prática pedagógica.
Portanto, este trabalho objetiva mostrar aos futuros docentes a importância de se utilizar vídeos sobre experimentação, principalmente, em Escolas Públicas onde, normalmente, os laboratórios ou não existem ou estão desativados.
O vídeo foi desenvolvido por cinco alunas do curso de Licenciatura em Química da Faculdade Pio Décimo, onde foi trabalhado o experimento reações químicas para produzir CO2, a fim de encher uma bola de assopro, portanto, voltado para o 1ª do Ensino Médio. Através do vídeo, foram mostrados os materiais utilizados, como: o bicarbonato de sódio, vinagre, uma garrafa de plástico, balão e o procedimento experimental.
Resultados e Discussão
Na produção de vídeo foi enfocado o que é uma reação química e em seguida, na execução do experimento, foi mostrado o porquê da bola de assopro ser preenchido por CO2, através da mistura do bicarbonato de sódio e o vinagre.

A aprendizagem de Química deve, portanto, possibilitar aos alunos a compreensão das transformações químicas que ocorrem no mundo físico, de forma abrangente e integrada, para que os estes possam julgar, com fundamentos, as informações adquiridas na mídia, na escola, por pessoas. A partir daí, o aluno tomará sua decisão e dessa forma, interagirá com o mundo enquanto indivíduo e cidadão.
Uma reflexão sobre o papel da experimentação no ensino de química, que é construir o conhecimento científico partindo do abstrato para o concreto, como também fazer do aluno um ser ativo neste processo, leva a outra vertente: a importância na formação de professores de ciências. Pois, qualquer que seja a série que lecionem, são formadores de pessoas, as quais terão uma função a exercer numa sociedade que se encontra em constante evolução, nas mais diversas áreas, em especial, das ciências e tecnológicas.
Desta forma, faz-se necessário uma mudança nas metodologias que compõem a prática docente, de modo que, as aulas tradicionais sejam acompanhadas ou transformadas pelo mundo tecnológico. Neste enfoque, procurou-se buscar o vídeo como ferramenta educacional, utilizando a sua construção por Licenciados em Química como um facilitador da aprendizagem.
O resultado foi extremamente positivo para os licenciados, pois, estes, provavelmente incorporarão esta ferramenta em sua práxis, por terem visto em sua formação inicial.
CONSIDERAÇÕES FINAIS/CONCLUSÕES
A apresentação de experimentações através de recursos tecnológicos como o vídeo, incorporados na formação inicial dos Licenciados em Química, propicia neles um valor significativo na sua práxis, tornando-os atores na transformação de uma educação com qualidade. Para tanto, se faz necessário uma boa formação dos docentes nos cursos de graduação. Deste modo, resultará em professores capazes de direcionar os seus alunos para um conhecimento científico.
Agradecimentos
A todos os alunos, professores e colaboradores do LAPICEQ.
__________________
1 - VASCONCELOS, F. C. G. C., LEÃO, M. B. C "O vídeo como recurso didático para ensino de ciências: uma categorização inicial." IX Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão - JEPEX, disponível em HTTP://www.eventosufrpe.com.br/jepex2009/cd/reumos/R0315-1. pdfs, acesso em 20 de janeiro de 2012.
2 - BRASIL. Ministério da saúde. Agência nacional de Vigilância Sanitária. Orientações para os consumidores de Saneantes. Brasília. 2003


Nayara Siqueira Melo1(IC), Josevânia Teixeira Guedes1(PQ), Lenalda Dias dos Santos1(PQ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário